Começou nesta segunda-feira (11) a terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que será dividida em duas etapas. A primeira ocorre no período de 11 a 17 de maio.
A campanha de vacinação contra influenza é destinada agora a grupos prioritários, como crianças, gestantes, profissionais da saúde, mulheres em período de puerpério e outros. A influenza é uma doença infecciosa com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis, podendo evoluir para formas mais graves, como a Síndrome respiratória aguda grave e até a morte.
Foto: Reprodução
De acordo com informações da secretaria de Saúde, as pessoas que se enquadram nesse grupo de risco vão de crianças de 6 meses até 5 anos, de 6 a 9 anos para aquelas que possuem problema de doenças crônicas; as puérperas, as gestantes, os diabéticos, idosos (60 anos ou mais), pessoas com pressão alta, cardíacas, doenças respiratórias, os grupos de trabalhadores na saúde e vários outros.
O período de atendimento nos postos de saúde, vai das 8h às 17h e a pessoas devem estar com o cartão de vacina e cartão do SUS em mãos. Através do cartão de vacina poderá ser feito uma análise de quantas vacinas já foram tomadas, e quais faltam para poderem ser agendadas.
A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Plantão 24horas News