quarta-feira, setembro 25, 2024

5 cuidados essenciais com a segurança dos idosos?

Os cuidados são essenciais para que a gente promova inclusão e segurança para os idosos dentro de casa

À medida que a população envelhece, a atenção aos cuidados com a segurança dos idosos se torna cada vez mais crucial. 

A terceira idade traz consigo a sabedoria de anos vividos, mas também exige atenção redobrada às mudanças físicas que podem afetar a mobilidade, o equilíbrio e a saúde de modo geral. 

Garantir que o ambiente no qual os idosos vivem seja seguro é um passo importante para promover sua autonomia e qualidade de vida, mantendo-os protegidos de riscos desnecessários. Se eles não moram com você, você pode realizar um monitoramento de idosos à distância e ainda assim garantir a proteção necessária.

A seguir, destacamos os principais cuidados que podem ser adotados para garantir uma vida mais segura e tranquila para os idosos, tanto dentro de casa quanto fora.

Instale barras de segurança em locais estratégicos

Banheiros são um dos ambientes mais arriscados dentro de uma casa. As superfícies molhadas aumentam bastante as chances de que quedas ocorram, e elas podem ser bastante perigosas, levando a acidentes como fraturas. 

Barras de apoio posicionadas perto do vaso sanitário e do box são um ótimo suporte, já que o idoso pode se mover com mais estabilidade. Além disso, o uso de tapetes antiderrapantes em frente à pia e ao vaso também é bastante eficaz.

Garanta que a casa tenha uma boa iluminação

Na maioria das casas, nem sempre contamos com o nível de iluminação ajustado. Às vezes, até queimamos uma lâmpada e ficamos adiando a troca porque conseguimos conviver com essa escuridão, mas os mais velhos não conseguem.

À medida que envelhecemos, a vista perde um pouco de sua capacidade, e as pessoas tornam-se menos capazes de ver os objetos e obstáculos claramente, podendo até confundir com vultos.

É por isso que todos os cômodos da casa que eles transitam devem estar o suficientemente iluminados, dando atenção especial aos corredores, escadas e portas da frente, já que normalmente eles se movimentam bastante por ali. 

Pode ser útil instalar sensores de movimento, uma vez que a presença de alguém faz com que se acenda a luz automaticamente, o que reduz o risco de acidentes quando eles têm de se movimentar durante a noite.

Retire os obstáculos que podem causar quedas

É preciso observar que o ambiente familiar deve ser sempre avaliado criticamente para identificar todas as barreiras existentes que potencialmente se tornarão obstáculos de quedas. 

Entre elas, podemos citar as seguintes: fios soltos, tapetes pequenos ou que não ficam presos, móveis dispostos em locais muito apertados ou com as pontas extremamente afiadas. 

Uma reestruturação simples da casa, como organizar os móveis de modo a criar áreas de circulação amplas, remover tapetes escorregadios e garantir que os fios estejam fixados, pode ser decisiva para a segurança dos idosos.

Fique de olho na saúde

A saúde é outro fator que precisa ser constantemente monitorado, especialmente no que diz respeito às condições crônicas, como pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e renais e outras, que são mais comuns de serem sentidas quando envelhecemos.

Devem ser realizados exames periódicos para observações e eles precisam ir ao médico regularmente para manter a saúde em dia e identificar precocemente quaisquer preocupações. 

Além disso, os medicamentos corretamente ajustados e cuidados por uma equipe capacitada ajudam a manter essa prevenção mais próxima e eficaz. Avalie conversar sobre atividades físicas simples, como caminhadas ao ar livre, para ajudar na saúde física e mental.

Facilite o acesso aos telefones de emergência

Em situações de emergência, como quedas ou mal-estar súbito, o tempo de resposta é crucial. Por isso, é fundamental que os idosos tenham acesso rápido e fácil a dispositivos de comunicação para pedir ajuda. 

Instalar telefones de fácil manuseio em locais estratégicos, como no quarto e na sala, é uma medida importante. 

Além disso, dispositivos vestíveis, como colares ou pulseiras com botão de emergência, permitem que o idoso peça ajuda de forma imediata e sem complicações, garantindo sua segurança em caso de acidente ou necessidade médica urgente.

RELACIONADOS

Mais Visualizados