Na noite da última quinta-feira (04), por volta das 23h30, uma equipe PRF de Itaituba no Sudoeste do Pará ao realizar abordagem de rotina no km 1128 da BR 230, no Porto da Balsa do Rio Tapajós, abordou um caminhão Scania com reboque transportando madeira em toras e serradas. O condutor ao perceber a aproximação dos policiais, fugiu do local não sendo avistado pela equipe.
O veículo foi encaminhado para a UAP de Itaituba para os demais procedimentos de lavratura referente a crimes ambientais (transporte ilegal de madeira).
Após, a PRF realizou minuciosa fiscalização de identificação veicular para verificação dos sinais identificadores dos veículos e percebeu-se que algumas marcações estavam fora do padrão de marcação do fabricante.
A equipe procedeu às demais verificações dos outros elementos identificadores dos veículos atrelados e constatou que estes também estavam adulterados, caracterizando assim o crime de Adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Ao fazer consultas nos sistemas foi possível chegar aos dados do veículo original: Scania/R440A6x2 de placa FVJ5280, que possui registro de roubo/furto na região de Cuiabá no Mato Grosso.
O veículo agora ficará a disposição da Justiça para os procedimentos necessários.
Fonte: Portal Plantão 24horas News