sexta-feira, novembro 22, 2024

Região garimpeira de Itaituba registra 18 ataques de Morcegos em uma semana

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, com letalidade de aproximadamente 100%. A transmissão da raiva quando o vírus existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo através da pele ou da mucosa.

O morcego hematófago é um importante transmissor da Raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e outras espécies de morcego. Todos estes animais podem transmitir a raiva para os humanos.

Na região garimpeira de Itaituba no Sudoeste do Estado em cerca de uma semana 18 pessoas foram atacadas por morcegos, o que chamou á atenção o que chamou à atenção da 9º Regional da SESPA de Santarém.

“Acontecido 18 agressões em duas comunidades que ficam nas regiões de garimpo pertencente à Itaituba, aonde foram pessoas agredidas por morcegos, então quando há essas agressões a gente precisa monitorar esses pacientes, onde eles vão fazer doses de vacinas e soro antirrábico para evitar que a pessoa venha a adoecer de raiva”, disse à coordenadora da 9º Regional da SESPA Jacilene Torres.

Jacilene Torres, coordenadora da 9º Regional da SESPA/Foto: Jack Chan

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará Regional do Tapajós, também está dando todo o apoio necessário à equipe da SESPA nesse trabalho de prevenção da raiva animal nas regiões afetadas.

“Existe uma preocupação por parte do Estado, então a Adepará Regional Itaituba vem para dar este suporte. A gente está disponibilizando veterinários, técnicos, veículos, combustível para que estas ações elas aconteçam, para que estas agressões não aumentem e o objetivo nosso de fato é eliminar totalmente isso aí e pedir a população que qualquer ataque de animais em pessoas que comuniquem ou a Adepará ou a Secretaria de Saúde que a gente vai estar com certeza tomando algum tipo de providência”, afirmou o Gerente Regional da ADEPARÁ Itaituba, Douglas Moacir .

Gerente Regional da ADEPARÁ Itaituba, Douglas Moacir/Foto: Jack Chan

De acordo com o 9º Centro Regional de Saúde de Santarém, todas as providências já estão sendo adotadas para combater o vírus e a transmissão da raiva na região garimpeira e rural de Itaituba, uma vez que este número de ataques em menos de 10 dias preocupe o Estado.

 

Fonte: Portal Plantão 24horas News, colaborou o Repórter Marinaldo Silva

RELACIONADOS

Mais Visualizados