O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no Sudoeste do Pará, iniciou o processo de preparação para a Acreditação Nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável por certificar processos que visam à segurança do paciente e redução de erros médicos.
Para atingir a meta, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) realizou, na semana passada, a Jornada pela Excelência com o tema “Consciência de qualidade: fazer o que é certo”.
Segundo a enfermeira Marcela Cristina, coordenadora de Qualidade do HRT, após o diagnóstico de medidas necessárias, ocorrido no final de setembro, a equipe do Núcleo se reunirá com todos os gestores da unidade para avançar na implantação de planos de ação voltados à Acreditação.
“Montamos um cronograma de ações a serem realizadas de forma conjunta com todos os colaboradores da unidade, visando à Acreditação. Já somos reconhecidos regionalmente. Agora buscamos a excelência na prestação de serviços de assistência à saúde e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou a enfermeira.
Atualmente, a unidade conta com 153 leitos de internação, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, oito ginecológicos e obstétricos, e cinco leitos UCI Canguru. Mantém ainda 16 leitos de pronto-atendimento, sendo seis adultos, seis pediátricos e quatro de estabilização (sala-vermelha), totalizando 169 leitos operacionais.
Fonte: Portal Plantão 24horas News, com informações Moisés Sodré – Ascom/HRT