Fazedores de cultura realizaram, no último sábado (29), o 1º Encontro dos Quadrilheiros de Itaituba. O evento ocorreu no Espaço Sheik, em uma noite repleta de alegria, boas lembranças e muitas homenagens a todos que contribuíram e contribuem com o ciclo Junino itaitubense.
O evento contou com muita música ao vivo da Banda Pegada de luxo, que embalou os prestigiantes com a mais tocadas no São João. Houve muitas comidas típicas e bebidas. Quem compareceu ao local avaliou como positivo a festa.
“Eu estou superfeliz. Superlegal o trabalho, a ideia de reunir os quadrilheiros e, ao mesmo tempo, fazer homenagem para essas pessoas que a gente nem sabe de onde que vem esse trabalho maravilho. Estou supercontente com isso”, disse um representante do Grupo Caipira do Sertão.
Tiago Abreu, ao ser homenageado como coreógrafo, teve a oportunidade de apresentar a sua agremiação. Ele realçou sua satisfação.
“Eu me sinto muito feliz. Eu não esperava, mas isso é dedicação, esforço, trabalho… Graças a Deus, a gente não desiste do que a gente quer. Eu sempre tive vontade de ter uma junina. Esse ano, a gente meteu o pé e colocamos uma junina. Hoje, estou sendo homenageado como coreógrafo. Eu estou muito feliz, de verdade. Como eu falei: eu não esperava, mas é uma experiência nova […]”
Para Charliane, é uma alegria imensa poder retornar a se divertir normalmente após o período pandêmico. “No período junino que nos encontramos hoje, num período depois que a gente passou a pandemia. A gente poder tá na luta o tempo todo, porque assim: o São João passa para uns, mas para nós, que estamos lutando 24 horas com a cultura para não deixar morrer é muito gratificante”.
Na ocasião, Jhone Machado – idealizador do evento – destacou o que despertou o seu interesse em criar o evento.
“Em 2021, eu tomei a iniciativa de porque eu percebi que é preciso aparecer pessoas que gostam realmente da cultura e, principalmente, de promove-la. A gente percebe que o movimento junino, a cada dia que passa, é levado do lado marginalizado pela sociedade. E nós precisamos mostrar que nós somos quadrilheiros e sabemos organizar qualquer tipo de evento […].
Cronograma do evento
1. Abertura (carta aberta com Jhone Machado e agradecimentos aos patrocinadores)
2. Homenagem postumas (video)
3. Premiação (categoria familias)
4. Lançamento do novo evento (vídeo explicativo dos melhores do São João)
5. Premiação (categoria produtores culturais)
6. Vídeo sobre o que é ser quadrilheiro
7. Banda ao vivo (música)
8. Premiação (categoria costureira)
9. Premiação (categoria artesão)
10. Premiação (categoria coreografo)
11.premiação (categoria desing gráfico)
12. Premiação (categoria brincantes)
13. Texto as dificuldades das junina
14. Premiação (categoria quadrilhas junina)
Outras fotos
Fonte: Portal Plantão 24horas News