Após alagamentos de grande proporção devido à forte chuva ocorrida na madrugada desta segunda-feira (18), moradores do bairro Liberdade se uniram em manifestação e estão bloqueando parte da Rodovia Transamazônica nas proximidades da ‘curva da morte’. O protesto ocorre em frente ao local que, após ser aterrado sem a devida infraestrutura de escoamento de águas, trouxe ainda mais transtornos à população.
Os moradores já haviam solicitado ações urgentes na Câmara de Itaituba para prevenir alagamentos nos bairros Floresta, Liberdade e PerpétuoSocorro, na sessão do dia 5 de Dezembro. Neste episódio, durante o discurso da vereadora Maria Pretinha na tribuna, que não abordou futuras soluções para as áreas mais afetadas por alagamentos, a população presente deixou a Câmara em protesto aos seus direitos.
Alguns populares chegaram a relembrar do último grande alagamento ocorrido em maio deste ano. Diversas famílias foram afetadas, perdendo móveis e ficando desabrigadas. Na ocasião, as famílias receberam um auxílio financeiro e uma cesta básica como ajuda do governo. Porém, a população cobra que o governo tome providências para que situações como essas parem de ocorrer.
Outros bairros, como Bela Vista e Perpétuo Socorro, também são extremamente afetados pelas fortes chuvas.
Fonte: Portal Giro