sábado, dezembro 21, 2024

Superação e Cuidado: A História de Antônio no Hospital Regional do Tapajós

Com destaque em procedimentos neurológicos, hospital transforma vidas e promove recuperação na Região.

Um dos pacientes beneficiados é Antônio Alberto Jorge Soares de Sousa, 70 anos. Nascido no Estado do Maranhão, mas morador de Uruará, município da Região de Integração Xingu, há mais de 30 anos, Antônio sofreu um grave acidente ao cair de uma ponte, fraturando a coluna e ficando impossibilitado de andar.

“Passei dias deitado. Mal conseguia ficar sentado por causa da dor. Hoje, já consigo andar e agradeço a Deus e à equipe do Hospital Regional do Tapajós por salvarem minha vida. Mesmo longe da minha cidade, fui muito bem cuidado. Recebi o tratamento que precisava para voltar a andar”, garantiu Antônio de Sousa.

Procedimentos: O Hospital Regional do Tapajós é especializado em traumatologia, mas também oferece serviços em mais de 20 especialidades. Segundo o diretor-geral da unidade, Jefferson Barbosa, o número de procedimentos neurológicos é expressivo.

“Em 2022, realizamos 244 cirurgias neurológicas, com uma média de 20 procedimentos mensais. Desses, 10 foram cirurgias de coluna e os demais incluíram tratamentos como hérnia de disco, craniectomia descompressiva e implantes, com a instalação de cateteres de derivação ventricular peritoneal (DVP) e externa (DVE)”, informou o gestor da unidade da rede pública estadual de saúde.

Já em 2023, o número de procedimentos chegou a 261, mantendo uma média de 21 cirurgias mensais, com destaque novamente para as cirurgias na coluna vertebral. “Neste ano, de janeiro a setembro de 2024, o Hospital já realizou 155 procedimentos neurológicos. Em termos percentuais, cerca de 47% das cirurgias neurológicas realizadas entre 2022 e 2024 foram relacionadas à coluna”, completou o diretor-geral. Apenas no primeiro semestre de 2024 foram registrados 2.944 procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Texto: Sammya Ferreira – Ascom/HRT

RELACIONADOS

Mais Visualizados