Na noite de terça-feira, 17 de dezembro de 2024, equipamentos de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram furtados após o veículo retornar à base depois de uma transferência em Santarém.
De acordo com a enfermeira Adélia Gomes, a ação criminosa aconteceu de forma muito rápida, e ninguém percebeu a presença do indivíduo. “Geralmente, quando fazemos esse procedimento, realizamos a limpeza. Foi questão de minutos. Quando entramos para pegar o material para fazer a limpeza na ambulância, o meliante entrou e levou nosso monitor cardíaco, o oxímetro e a bolsa de APH contendo outros materiais”, relatou.
Os equipamentos são de extrema importância para a Unidade de Suporte Avançado e não terão serventia para o criminoso, uma vez que são específicos da área da saúde e um dos objetos só funciona com cabos únicos. “Faz parte da nossa ambulância, na hora de monitorar a frequência cardíaca e a pressão arterial. São aparelhos imprescindíveis no nosso atendimento”, destacou a enfermeira à nossa reportagem.
O monitor cardíaco custa cerca de R$ 60 mil e o oxímetro aproximadamente R$ 8 mil. Vale ressaltar que quem compra objetos provenientes de furtos pode responder pelo crime de receptação.
O caso foi registrado na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. Qualquer informação sobre os objetos pode ser repassada de forma anônima às autoridades competentes – NIOP (190) ou Disque-Denúncia (181).
Fonte: O Impacto – colaborou Lorenna Morena