Representantes da Polícia Federal estiveram no estádio Edgar Proença, o Mangueirão, durante o jogo entre Botafogo e Flamengo, na tarde e noite deste domingo, 2 de fevereiro de 2025. Conforme o novo Estatuto da Segurança Privada, a PF fiscaliza a existência do planejamento prévio de segurança em grandes eventos e se a segurança privada está sendo realizada de acordo com esse planejamento.
Durante as fiscalizações, as empresas de segurança privada foram orientadas sobre a observância dos normativos e sobre a necessidade de os vigilantes possuírem curso de extensão em eventos.
Havia uma equipe da PF monitorando câmeras no Centro de Controle e Comando do estádio, além de duas equipes volantes que verificaram vigilantes em revista pessoal após as catracas e nas divisões das torcidas, na arquibancada e nas cadeiras.
A presença neste domingo faz parte da verificação da atual realidade da segurança dos eventos. São dadas orientações sobre adequações aos normativos, o que tende a melhorar a segurança desses eventos já desde o primeiro semestre. A partir do início das fiscalizações efetivas pela PF, no segundo semestre, podem ser geradas autuações e multas em caso de não cumprimento das exigências.
Fonte: PFPA