A Polícia Civil do Pará intensificou, nesta quinta-feira (31), as ações de combate a crimes ambientais no município de Rurópolis, no sudoeste do estado. As investigações apuram denúncias relacionadas a desmatamento ilegal e casos de esbulho possessório — prática criminosa que consiste na tomada injusta de posse de bens, móveis ou imóveis, sem consentimento e, muitas vezes, com uso de violência, ameaça ou clandestinidade.
As diligências ocorreram em diversas vicinais da zona rural, com o objetivo de identificar áreas desmatadas e ocupadas irregularmente, bem como localizar testemunhas e suspeitos envolvidos nos atos criminosos.
De acordo com o delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, o trabalho tem sido contínuo e conta com o apoio da Polícia Científica na identificação dos danos ambientais. “As visitas técnicas em comunidades e vicinais demonstram a presença do Estado e contribuem para a conclusão dos inquéritos policiais em andamento”, afirmou.
Algumas pessoas já foram intimadas durante as ações, com base em denúncias anônimas que deram origem às investigações. A Polícia Civil segue com os trabalhos de campo para instruir os procedimentos e responsabilizar os envolvidos.
Fonte: Plantão 24horas News
