Uma operação de inteligência da Polícia Militar do Pará resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de entorpecentes, na noite desta quinta-feira (31), na região da vila de Divinópolis, localizada entre os municípios de Rurópolis e Itaituba, no sudoeste do estado. A carga era transportada em uma aeronave de pequeno porte que utilizava uma pista clandestina.
A ação envolveu oito viaturas terrestres e apoio aéreo, e teve início com o monitoramento da movimentação do narcotráfico internacional desde maio deste ano. Segundo as investigações, a droga saiu do sul da Venezuela e foi trazida ao Pará por um avião modelo Sêneca. Um segundo avião, possivelmente um modelo Baron, segue sendo procurado pelas forças de segurança.
De acordo com informações preliminares da PM, um venezuelano e um brasileiro estavam envolvidos diretamente no transporte da carga. A operação foi viabilizada por uma mudança estratégica das facções criminosas, que passaram a usar aeronaves após o reforço na repressão às rotas fluviais — especialmente com a atuação da Base Candiru no rio Amazonas.
“Monitoramos a movimentação dessa aeronave desde maio e conseguimos interceptá-la com precisão. A PM do Pará mostra mais uma vez que está firme, preparada e atuante no combate ao tráfico, onde quer que ele ocorra no nosso estado”, afirmou o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.
As guarnições iniciaram a operação por volta de 3h da madrugada e ainda enfrentam dificuldades de acesso à área onde a aeronave pousou. O local é conhecido por ser utilizado por organizações criminosas e possui histórico de tráfico aéreo.
Além da droga apreendida, a operação também resultou na prisão de dois homens, apreensão de duas caminhonetes e duas armas de fogo. As diligências continuam com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
Segundo o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, o estado caminha para alcançar um novo recorde histórico na apreensão de entorpecentes:
“Já chegamos muito próximo, ainda no início de agosto, do total aprendido em todo o ano de 2024. É mais uma grande vitória contra o crime organizado”, destacou.






Fonte: Agência Pará
