sexta-feira, janeiro 23, 2026

Conta de luz terá reajuste a partir desta quinta-feira no Pará, anuncia Aneel

Aumento médio será de 3,74% e atinge mais de 3 milhões de consumidores; impacto será maior para indústrias.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na manhã desta terça-feira (5), o reajuste tarifário anual da Equatorial Pará, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no estado. A nova tarifa entra em vigor a partir desta quinta-feira (7).

O aumento médio será de 3,74%, impactando cerca de 3 milhões de unidades consumidoras em todo o Pará. O reajuste varia conforme o perfil de consumo:

Baixa tensão (residências e pequenos comércios): aumento médio de 3,57%

Alta tensão (indústrias e grandes estabelecimentos): reajuste de 4,50%

De acordo com o defensor público Cássio Bitar, presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa), o aumento foi motivado principalmente por custos não gerenciáveis, como os encargos setoriais e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que têm peso significativo na composição da fatura.

“O Concepa acompanha de perto todos os processos de reajuste e revisão tarifária junto à equipe técnica da Aneel, sempre com foco na defesa dos interesses dos consumidores de todas as classes”, afirmou Bitar.

O defensor acrescentou ainda que o Concepa tem atuado junto à bancada federal para apoiar projetos de lei voltados à reestruturação do setor elétrico. Uma das propostas em debate trata da revisão das taxas de compensação pelo uso de recursos hídricos nas hidrelétricas de Belo Monte e Tucuruí, ambas localizadas no Pará.

Fonte: g1 Pará

RELACIONADOS

Mais Visualizados