sábado, janeiro 24, 2026

Prefeito Nicodemos Aguiar articula projeto de qualificação da via transportuária em Miritituba

Obra deve começar em outubro e inclui ciclofaixas, acessos para pedestres e melhorias em pátios de triagem.

Na tarde desta quarta-feira (6), autoridades municipais, estaduais e representantes do setor portuário se reuniram no centro administrativo de Itaituba, sudoeste do Pará, para discutir o projeto de qualificação urbana da via transportuária — principal acesso aos portos graneleiros do distrito de Miritituba.

Participaram do encontro o prefeito Nicodemos Aguiar, o secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado, Rodolfo Bastos, o secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno Rolim, além de representantes da Amport, Via Brasil e outras autoridades.

A obra, prevista para iniciar em outubro deste ano, prevê a implantação de ciclofaixas e acessos para pedestres na área urbana. O projeto também estabelece que as empresas portuárias se responsabilizem por estruturar e melhorar os acessos aos pátios de triagem.

Os vereadores Valdir Silva e Iamax Prado, que representaram o poder legislativo, avaliaram a reunião de forma positiva. A Câmara Municipal instaurou recentemente uma CPI para apurar responsabilidades entre a Via Brasil, Amport, governo municipal e demais envolvidos.

O município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, já realizou o levantamento da extensão da via transportuária e enviou relatório ao governo do Estado, que se comprometeu a firmar parceria para reduzir o fluxo de veículos de grande porte dentro de Miritituba.

Fonte: Plantão 24horas News – Imagens: Ascom/PMI

RELACIONADOS

Mais Visualizados