terça-feira, março 10, 2026

Conferência Territorial Rural da BR-163 reforça protagonismo feminino e fortalece políticas para o campo

Evento em Itaituba reuniu representantes de cinco municípios do sudoeste do Pará e consolidou o diálogo sobre desenvolvimento rural sustentável e agricultura familiar.

Realizada nesta sexta-feira (17), em Itaituba, no sudoeste do Pará, a Conferência Territorial Rural da BR-163 reuniu 90 participantes credenciados de cinco municípios — Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Rurópolis e Trairão — em um amplo debate sobre o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar na região.

O evento contou com a expressiva presença de 52 mulheres, reafirmando o protagonismo feminino no campo. Do total de participantes, 33 representavam o poder público e 57 a sociedade civil, resultando na escolha de 25 delegad@s, sendo 13 mulheres e 12 homens, com destaque para a participação de 5 jovens8 representantes do poder público e 12 da sociedade civil.

A mesa de abertura reuniu autoridades e representantes de diversas instituições, entre elas o prefeito Nicodemos Aguiar, o superintendente do MDA/PA, Edson Júnior, o supervisor da Emater BR-163, Ubiratan, o secretário de Agricultura de Itaituba, Júnior Pires, e o secretário estadual de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca, João Paulo, além de representantes da FetagriFetrafsecretarias municipais de agricultura de Itaituba, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis, e da Câmara de Vereadores de Itaituba.

Durante sua fala, o superintendente do MDA/PA, Edson Júnior, destacou a importância do evento como um espaço de troca e construção conjunta:

“Este foi um momento muito rico de troca de experiências entre os atores que compõem este território, representando movimentos sociais e agentes públicos comprometidos com o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável”.

A Conferência se consolidou como um importante espaço de escuta, diálogo e construção coletiva, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao campo e à agricultura familiar na região da BR-163.

MDA/PA agradeceu ao @ipam_amazonia, parceiro essencial na realização do evento, pelo apoio e colaboração fundamentais ao fortalecimento das ações em prol da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável.

Fonte: Plantão 24horas News – Ascom/PMI

RELACIONADOS

Mais Visualizados