Uma reunião convocada pelo ex-prefeito Valmir Climaco, na manhã desta segunda-feira (24), reuniu moradores da zona rural e da região do São Luiz do Tapajós para discutir a possível criação de uma reserva indígena na área localizada após o km 45, em Itaituba, oeste do Pará. A proposta tem causado preocupação entre colonos e produtores rurais que vivem na localidade há décadas.
O encontro teve como objetivo organizar uma ação judicial para contestar a criação da reserva. Durante a reunião, Climaco orientou os proprietários de terras a reunir documentos como títulos definitivos, escrituras e, para quem possui criação de animais, a Guia de Trânsito Animal (GTA)emitida pela Adepará.
Segundo o ex-prefeito, a intenção é solicitar agendas com a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e posteriormente com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, para levar as preocupações dos moradores diretamente ao governo federal.
Climaco afirmou ainda que as áreas em debate são produtivas, não possuem presença indígena e são ocupadas por famílias que vivem ali há mais de cinco décadas.
O atual prefeito de Itaituba, Nicodemos Aguiar, também participou da reunião e destacou que a gestão municipal está empenhada em unir forças para apoiar os produtores e defender os interesses das famílias que residem na região.
Fonte: Portal Giro
