segunda-feira, outubro 5, 2026

Ellayne D’Almeida é eleita vice-governadora do Pará e leva Itaituba ao alto comando do Estado

Engenheira e empresária itaitubense integra a chapa de Dr. Daniel Santos (Podemos) e chega ao Executivo estadual após ampliar sua atuação política na região do Tapajós.

Ellayne D’Almeida (PL) foi eleita vice-governadora do Pará na chapa encabeçada por Dr. Daniel Santos (Podemos), neste domingo (4). A vitória da coligação sobre a chapa da então governadora Hana Ghassan (MDB) encerrou a disputa pelo Governo do Estado ainda no primeiro turno.

Natural de Itaituba, no sudoeste do Pará, Ellayne Cristina Gurgel de Almeida é engenheira e empresária, com atuação profissional ligada ao setor da construção civil. Filiada ao Partido Liberal (PL), ela ganhou projeção política nos últimos anos principalmente na região do Tapajós, participando de movimentos e agendas relacionados a pautas conservadoras e a setores produtivos, como o agronegócio e o garimpo.

Antes de ser escolhida para compor a chapa de Dr. Daniel, Ellayne vinha sendo apresentada pelo PL como pré-candidata a deputada estadual. Em abril de 2026, seu nome chegou a ser apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Delegado Caveira (PL-PA), que destacou sua ligação com Itaituba, com a região da Transamazônica e com setores produtivos do Pará.

Além da atuação partidária, Ellayne é apontada como idealizadora do projeto social Brilhe Mulher, iniciativa voltada ao fortalecimento e à valorização feminina. Durante o período de pré-campanha, ela passou a participar de agendas políticas em diferentes municípios paraenses ao lado de Dr. Daniel, ampliando sua presença no cenário estadual.

Em agosto, após articulações entre Podemos e PL, Ellayne deixou a pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para assumir a candidatura a vice-governadora. A escolha também colocou uma representante do oeste paraense na chapa majoritária que disputaria o comando do Estado.

Com o resultado das urnas, Ellayne passa da atuação empresarial, social e partidária em Itaituba para o segundo cargo mais alto do Executivo paraense. A eleição também amplia a presença política da região do Tapajós no Governo do Pará.

Fontes: O Liberal, CNN Brasil, Câmara dos Deputados e registros eleitorais.

RELACIONADOS

Mais Visualizados