segunda-feira, agosto 18, 2025

Adepará inicia campanha de atualização obrigatória de cadastro de animais no Pará

Produtores rurais têm até 13 de junho para declarar rebanhos em todo o estado, com exceção do Marajó.

O Governo do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), iniciou nesta quarta-feira (15) a campanha estadual de atualização de cadastro de animais nas propriedades rurais. A ação se estende até o dia 13 de junho e é obrigatória em todos os municípios paraenses, com exceção da região do Marajó.

Durante o período, os produtores rurais ou seus representantes legais devem comparecer a uma unidade da Adepará com documento oficial e a relação completa de todas as espécies presentes na propriedade — incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, abelhas e animais aquáticos — informando quantidade, idade e sexo de cada animal.

A medida integra o novo protocolo de vigilância sanitária, iniciado após o reconhecimento do Pará como área livre de febre aftosa sem vacinação. Com a retirada da obrigatoriedade da vacina, a agência intensifica ações de vigilância ativa, como inspeções clínicas, mapeamento e a atualização do cadastro agropecuário como ferramenta essencial para a prevenção e controle de doenças.

“A atualização de cadastro de animais era feita durante a vacinação contra febre aftosa. Agora, com a retirada da vacina, é fundamental que o produtor declare o seu rebanho para manter a sanidade dos animais e evitar sanções administrativas, como a suspensão da emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal)”, destacou o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

A médica veterinária Barbra Lopes, gerente de rastreabilidade e cadastro agropecuário da Adepará, reforça que todos os estados livres de aftosa sem vacinação devem manter campanhas regulares de atualização. “É uma exigência do Ministério da Agricultura e da OMSA. Essas informações são fundamentais para agir rapidamente diante de qualquer aumento de doenças no rebanho”, explicou.

O cadastro agropecuário fornece dados sanitários que permitem o planejamento de ações estratégicas de prevenção, mitigação e erradicação de enfermidades, garantindo a saúde animal e a segurança da cadeia produtiva.

Serviço:

Campanha de Atualização de Cadastro de Animais da Adepará

Período: 15 de maio a 13 de junho de 2025

Onde: Unidades da Adepará em todos os municípios (exceto Marajó)

O que levar: Documento oficial e lista completa dos animais com espécie, quantidade, idade e sexo.

Fonte: Agência Pará

RELACIONADOS

Mais Visualizados

Close