quinta-feira, abril 3, 2025

ANTT autoriza cobrança de pedágio na BR-163, em Trairão, que passa a valer a partir de 08 de maio

A partir do cumprimento das obrigações dos trabalhos iniciais na rodovia, concessionária Via Brasil pode iniciar cobrança na P3. Carros de passeio, motocicletas, ônibus e caminhões de pequeno porte estão isentos do pagamento. Veja como funcionará.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a concessionária Via Brasil BR-163, iniciar às 0h do próximo dia 8, a cobrança de pedágio na praça 03, localizada em Trairão, sudoeste paraense. A autorização para o início da cobrança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (28).

Os trabalhos na via são um importante marco para a concessão da rodovia, após o cumprimento de uma série de parâmetros, tais quais: pavimentação, sinalização, terraplanagem, drenagem, entre outros serviços, a cobrança da tarifa de pedágio é autorizada e a empresa tem um prazo de 10 dias para informar os motoristas que trafegam pela estrada.

Segundo a Deliberação 121/23, a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) ficou definida em R$36,60 o eixo comercial.

Importante ressaltar que, especificamente em relação à praça de pedágio P3, em Trairão, serão isentos do pagamento de tarifa os veículos das categorias 1 a 5 e 11, sendo tarifado apenas os caminhões com quatro eixos ou mais e rodagem dupla, ou seja, motocicletas, carros, caminhonetes, furgões, caminhões leves, ônibus, caminhões com até 4 eixos de rodagem simples estão isentos da tarifa desta praça, conforme tabela abaixo:

Tabela. (Foto: Reprodução/RB1.

Quem está livre da cobrança?

Veículos com até 4 eixos de rodagem simples: carros, motos, ônibus e caminhões de menor porte têm passagem livre de cobranças.

Estes veículos devem utilizar as cabines para que seja feita a identificação do veículo, caso não tenham o TAG instalado. Caso estes veículos possuam o TAG, podem utilizar normalmente nas pistas automáticas, sem parar na cabine.

A cobrança será realizada somente em veículos comerciais acima de quatro eixos, como, por exemplo, carretas.

Como realizar o pagamento?

Os motoristas de veículos comerciais podem usufruir de desconto de 5% na tarifa, utilizando o sistema de pagamento automático, também conhecido como tags.

A comercialização das tags é feita diretamente por empresas credenciadas pela ANTT e são atualmente aceitas as seguintes marcas:

Os pedágios da concessionária também aceitam pagamento em dinheiro e cartão de débito. A empresa orienta os usuários a priorizar o pagamento com moedas, visando facilitar o troco e agilizar a passagem.

Onde ficam localizadas as praças de pedágio?

Trairão (PA) – Km 636

Cláudia (MT) – Km 897

Guarantã do Norte (MT) – Km 1.089

Fonte: Porta RB1 Notícias

RELACIONADOS

Mais Visualizados