O Barco Papa Francisco realizará atendimentos de saúde na região de Itaituba, no Sudoeste do Pará. Os atendimentos acontecerão nos dias 14, 15 e 16 na Comunidade de São Luiz do Tapajós; e no dia 17, na Paraná-Miry. Pessoas de outras localidades também poderão participar.
De acordo com Iamax Prado, Secretário de Saúde de Itaituba, a organização de saúde é compactuada com o Governo do estado para atendimentos médicos em comunidades ribeirinhas, especializados e procedimentos cirúrgicos.
Durante os dias de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) estará com suas equipes para incorporar e fortalecer os serviços prestados pelo Papa Francisco. Nesse sentido, Iamax afirma que a UBS fluvial do município também estará ancorada para dar suporte cirúrgico.
“… A nossa UBS, que também estará ancorada lado a lado junto ao Papa Francisco para dar o suporte no pós-cirúrgico, com equipes 24horas de plantão dentro da UBS, que darão todo suporte no pós-cirúrgico de todos os pacientes… Pessoas de outras localidades também poderão ir e passar pelo processo de triagem para receber o atendimento […]”, disse.
Ainda segundo o secretário, somente as pessoas que passarão por procedimentos cirúrgicos terão que fazer a triagem e os exames pré-operatórios ao chegar à unidade, para que estejam preparadas para o dia da cirurgia.
“… Somente as pessoas que passarão por procedimentos cirúrgicos é que têm que fazer, na chegada da unidade, a triagem, os exames pré-operatórios para estarem preparados para o dia do procedimento cirúrgico”, finalizou Iamax.
Fonte: Portal Plantão 24horas News