sexta-feira, janeiro 23, 2026

Caminhoneiro é autuado por crime ambiental durante fiscalização da PRF em Santarém

Veículo circulava com tanque de Arla 32 vazio, mas painel indicava volume pela metade; condutor assinou TCO e responderá em juízo.

Na noite de segunda-feira (28), por volta das 22h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um crime ambiental durante fiscalização de rotina no km 995 da BR-163, em Santarém, oeste do Pará. A equipe abordou um caminhão trator modelo Volvo FH 500 e constatou irregularidade no sistema de controle de emissão de poluentes.

Durante a verificação dos equipamentos obrigatórios, os agentes realizaram inspeção no sistema de Arla 32 — substância utilizada para reduzir a emissão de gases poluentes em motores a diesel. Foi constatado que o tanque estava completamente vazio, apesar de o painel do veículo indicar que estava pela metade, evidenciando possível fraude no sistema.

Diante dos fatos, foi configurada a prática do crime descrito no artigo 54, inciso V, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que trata da poluição em níveis que possam causar danos à saúde humana ou ao meio ambiente, por meio do lançamento de resíduos em desacordo com as normas legais.

O condutor do veículo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo para prestar os devidos esclarecimentos. O caso será encaminhado às autoridades competentes para apuração.

Fonte: Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados