Na manhã desta quarta-feira (19), uma guarnição da Polícia Militar foi recebida a tiros durante uma abordagem em Belterra, no oeste do Pará. Os policiais reagiram e balearam Vinicius Pantoja Mota, 20 anos, conhecido pelo apelido ‘Dorizinho’. Ele foi socorrido na viatura da PM e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com informações preliminares, Dorizinho já era conhecido da polícia. Em janeiro do ano passado, ele teria travado uma luta corporal com o soldado Henrique, do 35º Batalhão da Polícia Militar (35º BPM), durante uma abordagem. Na ocasião, a arma do policial disparou acidentalmente, atingindo sua própria perna. Após o episódio, Dorizinho fugiu e se tornou alvo de buscas da PM.
Além desse confronto, Dorizinho também era suspeito da morte do mototaxista Edeuvaldo da Conceição dos Passos, de 46 anos, desaparecido desde 31 de outubro de 2020. Imagens de câmeras de segurança do Núcleo Integrado de Operações (NIOP) registraram o momento em que a vítima pegava uma corrida com Dorizinho, tendo como destino Belterra. No dia 4 de novembro daquele ano, o corpo de Edeuvaldo foi encontrado em avançado estado de decomposição em uma área de mata próxima à estrada 5, sem que fosse possível determinar a causa da morte.
Na época, durante as investigações, a polícia encontrou a mochila do adolescente e outros pertences em uma casa de familiares em Belterra. Dorizinho chegou a se entregar no dia 5 de novembro de 2020, mas fugiu após agredir seu advogado e se embrenhar na mata. Somente no dia 9 de novembro ele voltou a se apresentar à polícia em Santarém.
Assista ao vídeo:
A ocorrência desta quarta-feira encerra uma busca que já durava mais de um ano. As circunstâncias do confronto e os detalhes da abordagem ainda estão sendo apurados pelas autoridades.
Fonte: G1 Santarém – Imagens: Encontro das águas