A extração de Ouro pode ser amigável com o meio ambiente e inclusive impulsionar um mercado de “Ouro Limpo”, Maranhão Solidariedade, garimpeiro há 40 anos na Região do Tapajós, sustenta que uma mineração sem mercúrio diretamente no Rio é possível sem prejudicar o meio ambiente.

O mercúrio é tradicionalmente usado para separar e extrair o ouro de rochas ou da areia porque adere ao ouro formando um amálgama, que posteriormente é aquecido. Com o calor, o mercúrio evapora e resta o ouro.
– Qual é o impacto do mercúrio? –
Resposta: o mercúrio é um metal pesado que afeta os seres vivos nos órgãos com maior metabolismo: o sistema nervoso, o coração, o fígado, o pulmão e os rins.
Pensando em todos estes problemas e na preservação do Meio Ambiente, o Garimpeiro criou um método ecológico que usa para separar Ouro sem usar o mercúrio diretamente na área de extração, o Ouro é extraído e fica sobre carpetes e só depois é levado para os barracões onde será utilizado o mercúrio para fundi-lo, em vídeos ele mostra como todo o processo acontece.
Veja os Vídeos:
Ver essa foto no Instagram
Outra mineração é possível? Segundo Maranhão a resposta é Sim, com responsabilidade social e ambiental, o que falta é o apoio dos governos e a responsabilidade das pessoas, na tomada de decisões e também no mercado, que deve ser seletivo e deve condicionar a demanda.
Fonte: Portal Plantão 24Horas News