sexta-feira, novembro 22, 2024

Coordenação de Endemias de Itaituba alerta para medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba (SEMSA), através da coordenação de endemias, alerta a população para as medidas de combate à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com a chegada das chuvas, o momento se torna propício para a proliferação do mosquito, que, além da dengue, é transmissor da chikungunya, zika e febre amarela urbana.

O coordenador de endemias do município, Jardson Fontinele, afirma que, em 2021, Itaituba foi o primeiro lugar [em notificação] de dengue do estado do Pará, obtendo um total de mais de 900 casos. Neste ano, a cidade teve apenas 96 casos notificados da doença e somente 14 confirmados. O maior índice dos focos foram registrados nos bairros Liberdade, Floresta, Bom Jardim, São Francisco e Jardim Aeroporto, afirma o coordenador.

Embora tenha havido uma expressiva redução, a orientação é não “relaxar” em relação às medidas profiláticas da doença, as quais vêm sendo intensificadas pelos agentes de endemias da secretaria de saúde. Contudo, Jardson destaca que a população tem papel importante no combate, haja vista que os agentes só fazem vistorias residenciais a cada dois (02) meses, totalizando seis (06) visitas por ano em cada residência.

“… Os agentes fazem uma visita a cada dois meses. São 6 visitas em uma residência por ano. Choveu nesse período chuvoso, vá lá no seu quintal tire todo tipo de recipientes, sacolinha plástica… Os maiores focos no nosso município são em pequenos depósitos. São fáceis de serem eliminados, sacola, vasilha do cachorro, da galinha […]”, orienta o coordenador.

Por isso, é sempre importante a população adotar medidas como: evitar recipientes com água, destampados (caixa d’água, vasilhas de animais etc.); colocar garrafas de bebidas com a boca para baixo; retirar água acumulada em pneus e vasos de planta; fechar bem a lixeira ou armazenar lixo em saco plástico.

Fonte: Portal Giro

RELACIONADOS

Mais Visualizados