Na manhã da última sexta-feira, 29 de novembro de 2024, a pequena aeronave PT-NCD, modelo Embraer Carioca 710, caiu no Rio Tapajós em Itaituba, no sudoeste do Pará.
Foram três dias de buscas para localizar os destroços da aeronave junto ao corpo do piloto Jácome Tavares Vieira, 66 anos, conhecido como Comandante Tata, que estava sozinho quando ocorreu a fatalidade.
Na manhã deste domingo, 1º de dezembro de 2024, uma lancha patrulha da Capitania Fluvial de Santarém chegou para acompanhar as buscas. Por volta das 11h00, foi confirmado que o corpo do piloto estava dentro da aeronave. Nesse momento, foi montada uma estratégia para a retirada do corpo. Segundo informações, o avião estava a mais de 25 metros de profundidade, e a equipe de resgate temia que o corpo pudesse se desmembrar durante a retirada. Assim, a ideia foi levantar a aeronave do fundo do rio.
Uma lancha foi imobilizada e acionou um guindaste. A aeronave foi levantada e retirada, com o bico ficando para fora d’água. Foi nesse momento que a equipe aproveitou para retirar o corpo da água por volta das 14h30. A operação foi marcada por muita tensão na presença do Corpo de Bombeiros, alguns voluntários e também da Capitania dos Portos.
Após a retirada do corpo, que foi levado pela Polícia Científica, o avião foi transportado para a seção fluvial do 53º BIS nas margens do Rio Tapajós. As autoridades responsáveis pela análise e investigação da aeronave agora buscam entender o que pode ter causado a queda.
Fonte: Plantão 24horas News