O Deputado Wescley Tomaz (PSC), durante sessão na Assembléia Legislativa do Pará (ALEPA), anunciou uma audiência pública em prol da garimpagem na região do Tapajós. O encontro ocorrerá no dia 14 de abril, na sede de Itaituba (PA).
A região já vivencia uma crise econômica por conta da paralização da mineração, imposta pelas ações de fiscalização em garimpos ilegais, durante o estado de emergência ambiental. A mineração é tida como a principal atividade geradora de renda e emprego para o Tapajós.
Em seu discurso, Wescley destaca que é defensor de um modelo de garimpo que respeite a legislação ambiental. “No mínimo, já temos quatro meses que a região do Tapajós está um caos, e desemprego aumenta, no mínimo, 40 por dia. São dados oficiais. Eu, infelizmente, ainda não tive a oportunidade não vi o governo se manifestar perante àquele problema social e econômico que bate a porta do povo do Tapajós. A crise econômica está instalada […]”, disse.
Quanto a isso, o parlamentar reforçou que defende a atividade em áreas que podem ser trabalhadas legalmente. “Só quero uma solução para os problemas da nossa região. E aqui eu cumprimento em nome de Lucas Peralta, Presidente do Instituto Mineral do tapajós e todos os outros membros se fazem aqui presentes. O problema da nossa região com investimento do Governo do Estado se resolve. Nós temos solução para esse problema […]”.
“… Eu não tô falando de garimpo em terra indígena. Eu não tô falando em parque nacional. Eu não estou falando de garimpo em floresta nacional, pois é ilegal. Não pode. A gente está defendendo aqui em áreas que podem ser trabalhadas. 14 de abril, povo de Itaituba e região, estaremos em Itaituba, através da ALEPA e da Comissão de Mineração e Meio Ambiente desta casa para levar uma audiência inédita para aquela cidade para que a gente possa transmitir uma mensagem ao povo Tapajós que o parlamento paraense está ciente e está solicito aos problemas enfrentados naquela região”, finalizou.
Veja discurso na íntegra
Fonte: Portal Plantão 24horas News