sexta-feira, janeiro 23, 2026

Forças de segurança realizam operação integrada em Rurópolis para coibir crimes e irregularidades

Ações conjuntas da Polícia Civil, Militar e Demutran reforçaram a presença do Estado em comunidades rurais e resultaram em prisões, apreensões e interdições de estabelecimentos.

No último final de semana, as Polícias Civil e Militar, em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Rurópolis, no sudoeste do Pará, intensificaram uma série de ações voltadas ao combate à criminalidade. As operações ocorreram tanto na sede quanto na zona rural do município, com foco em trabalhos de caráter preventivo e repressivo, reforçando a presença do Estado em comunidades mais afastadas.

As atividades iniciaram na tarde da última sexta-feira (3), no Distrito de Divinópolis e em localidades próximas. Foram realizadas fiscalizações para coibir infrações relacionadas à circulação de veículos com descarga livre, luzes inoperantes e outras irregularidades. Condutores de carros de som também foram abordados e orientados sobre os riscos e penalidades previstas para a perturbação do sossego público, além da necessidade de possuir habilitação válida — sob pena de apreensão do veículo e registro de ocorrência policial.

Durante as ações, a Polícia Militar conduziu um homem e uma mulher por estarem com celulares sem procedência legal em um local conhecido como “boca de fumo”. Os aparelhos foram apreendidos e passarão por perícia.

As equipes também interditaram dois bares e uma distribuidora que funcionavam sem autorização dos órgãos competentes, orientando os proprietários sobre a regularização.

Já na noite de sábado (4), na Vila Água Azul, Km 85, um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.

No domingo (5), a Polícia Civil realizou visitas a residências de mulheres vítimas de violência doméstica para fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça.

Além disso, a corporação intensificou diligências para identificar e intimar pessoas envolvidas em crimes de calúnia, difamação, homofobia e intolerância racial praticados em redes sociais e aplicativos de mensagens. Os procedimentos policiais seguem em andamento e estão próximos de conclusão.

Fonte: G1 Santarém 

RELACIONADOS

Mais Visualizados