Durante fiscalização na BR 163 por volta das 19h15, a equipe PRF abordou um veículo táxi, que estava transportando um passageiro de Santarém/PA a Belterra/PA.
Após conferência da documentação do veículo e do motorista, foi solicitado ao condutor a abertura do porta-malas para conferencia dos equipamentos obrigatórios ali contidos. Entretanto, foram encontrados, em uma caixa de papelão furada e envolvida por um saco plástico preto, três animais silvestres, similares a periquitos da família Psittacidae.
O passageiro assumiu que era o dono dos animais e que os encontrara na floresta, na região de Serra Azul, em Monte Alegre/PA, onde trabalha como operador de motosserra. E afirmou que iria levá-los para serem criados em sua residência, na cidade de Belterra/PA, sendo que este não possui autorização para criação amadorista de passeriformes silvestres nativos (sem registro no SISPASS), consequentemente, os animais também não possuem anilhas de controle do SISPASS.
Diante dos fatos, foi lavrado Termo Circunstanciado de ocorrência (TCO) com base no inciso III, parágrafo 1º do art. 29 da Lei 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre. Mediante compromisso de comparecimento em juízo pelo autor.
Os pássaros foram encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém.
Fonte: Portal Plantão 24horas News