Um jovem de 21 anos se afogou após tentar atravessar o rio Tapajós a nado, por volta das 9h deste domingo (11), em Alter do Chão, a 37 km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima estava na frente da Orla da Vila quando tentou atravessar o rio a nado.
Testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que o homem sabia nadar, por isso ninguém teria se preocupado quando entrou na água. Durante a travessia ele ficou cansado e começou afundar.
Uma equipe dos bombeiros do Posto Avançado de Alter do Chão foi acionada e se deslocou até o local para socorrer a vítima. Após o resgate, os militares carregaram a vítima até uma área segura para realizar as manobras de ressuscitação.
A vítima apresentava sinais vitais fracos por isso o Corpo de Bombeiros encaminhou o homem para a Unidade de Saúde 24h da vila. Após ser avaliado na UBS, ele foi encaminhado para o Pronto Socorro Municipal (PSM) de Santarém.
Durante a viagem de Alter do Chão para Santarém a equipe que levava a vítima avistou a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na rodovia onde solicitou a parada. No local colocaram a vítima na ambulância.
O Samu levou o homem para o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo onde se encontra internada em observação. Ao g1, o Cabo Galúcio informou que o estado da vítima é grave.
O militar disse ainda que o rio Tapajós na frente da Vila de Alter do Chão engana os banhistas por ser relativamente raso. Só em alguns pontos o rio é mais profundo, o que deve ter ocasionado o afogamento.
O trecho rio é inapropriado para o nado por ter uma correnteza muito forte e afogamentos são comuns na região, finalizou.
Fonte: G1 Santarém