O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou nesta quarta-feira (22), ações educativas em alusão à Semana da Consciência Negra. A iniciativa, voltada para colaboradores e pacientes, buscou criar um espaço inclusivo de reflexão sobre a diversidade e a promoção da igualdade racial.
A paciente Marta Silva, encaminhada para consulta neurológica na unidade, ressaltou a importância das iniciativas de conscientização. “É reconfortante ver um espaço de saúde não apenas cuidando da nossa saúde física, mas também promovendo reflexões sobre diversidade e igualdade racial. Isso mostra o comprometimento com a comunidade e a sensibilidade para questões além do tratamento médico”, destacou.
A programação, realizada na unidade do governo do Pará, pelo setor de Humanização do hospital, foi marcada por rodas de conversa, diálogos e exibição de vídeos educativos. Nas ações, foram abordadas temáticas importantes, como a história da população negra no Brasil e no estado do Pará, bem como a valorização da identidade afro descendente e a necessidade contínua de combater o preconceito racial em todas as esferas sociais.
O evento também contou com a participação do Coletivo de Consciência Negra de Marabá, representados pela educadora Rose Bezerra e pelo artista visual Itair Rodrigues, que apresentaram perspectivas, projetos e ações realizadas pelo movimento negro na região.
Daiane Usinski, analista de Humanização da instituição, ressaltou a importância de abordar questões de diversidade e inclusão em ambientes de saúde, enfatizando a necessidade de hospitais se configurarem como locais acolhedores e livres de discriminação. “É crucial criar espaços onde todos se sintam respeitados e recebam cuidados dignos. Iniciativas nesse sentido fortalecem nossa missão de promover um ambiente saudável e inclusivo para todos”, explicou.
Referência – O Regional de Marabá oferece mais de 30 serviços, entre médicos e laboratoriais, proporcionados pela equipe multiprofissional, atuando como porta-aberta para traumatologia, que é um dos seus carros-chefes no atendimento.
A unidade hospitalar conta com 115 leitos, dos quais 77 são unidades de internação clínica e médica e 38 são Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 leitos de UTI adulto, 9 de UTI pediátrica e 9 de UTI neonatal, estrutura que possibilita a instituição atender pacientes em diferentes níveis de complexidade.
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidades para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Fonte: Plantão 24horas News- Ascom/HRSP