O prefeito Valmir Clímaco, juntamente com o vice Nicodemos Aguiar, Secretários e o Presidente da Câmara Dirceu Biolch e outras autoridades a nível municipal e estadual, prestigiaram nesta quinta-feira (10) a I Conferência de Mineração e Verticalização do Ouro do Tapajós.
Um evento organizado pela Comissão de Direito Minerário da AOB Subseção Itaituba, SISTEMA OCB/PA e ASSOPEM, que tem como objetivo reunir advogados, garimpeiros e cooperativas para discutir os desafios e oportunidades da pequena mineração.
No encontro foram abordados:
1- Regulamentação e Perspectiva Governamental da Pequena Mineração no Tapajós. Especialistas abordaram as questões relacionadas à regulamentação da pequena mineração na região do Tapajós, além de discutir as perspectivas governamentais para o setor. Uma oportunidade para entender as diretrizes e políticas que impactam a atividade.
2- Soluções e Inovações de Iniciativa Privada.
Foram apresentadas soluções e inovações desenvolvidas pela iniciativa privada para aprimorar a atividade de mineração. Aqui empresas e empreendedores compartilharam suas experiências e cases de sucesso, mostrando como é possível impulsionar a pequena mineração por meio de tecnologia e boas práticas.
3- Oportunidades na Verticalização da Cadeia Produtiva do Ouro.
Como explorar as oportunidades de verticalização da cadeia produtiva do ouro; foram discutidos temas como a produção de joias, e a sua comercialização, para conhecer as possibilidades de crescimento e diversificação do mercado.
Com informações do site da OAB- Subseção de Itaituba