Esta imagem do céu é linda, né? Mas, na verdade, o que vamos mostrar é uma área no ponto do Igarapé Passa Tudo, no Km 07 da rodovia Transamazônica, em Itaituba, no sudoeste do Pará.
Um ponto que deveria ser apenas para o descarte de entulhos virou um verdadeiro lixão a céu aberto, território disputado entre urubus e uma criação de porcos que se alimentam do lixo, colocando em risco a saúde das pessoas que consomem carne suína na cidade.
O que entra em questionamento entre as pessoas que passam pelo local todos os dias é que esse “Novo Lixão” está praticamente dentro da cidade e próximo de uma das fazendas do ex-prefeito Valmir Clímaco, às margens de um igarapé que deságua no saudoso Rio Tapajós.
A população pede uma ação rápida do Ministério Público para fazer valer apenas a Lei nº 9.605/98 e a Lei nº 12.305/2010, que definem como crime a disposição inadequada de resíduos sólidos em lixões e como crime ambiental o ato de causar poluição pelo lançamento de resíduos sólidos em desacordo com as leis e regulamentos.
Nossa equipe de reportagem esteve presente na tarde desta quarta-feira, 8 de janeiro de 2025. O que percebemos é que o local inadequado apresenta diversos problemas, como poluição do igarapé e, consequentemente, do Rio Tapajós, com resíduos sólidos e chorume; infiltração de chorume no solo, que contamina as águas subterrâneas; emissão de gases tóxicos resultantes da decomposição, que também provocam mau cheiro; e problemas sociais devido ao risco de propagação de doenças, entre outros.
Fonte: Plantão 24 Horas News