sábado, setembro 7, 2024

Moradores vão à Câmara cobrar solução para alagamentos de casas no bairro Liberdade, em Itaituba

Moradores da localidade já tiveram diversos móveis danificados pelas enchentes. De acordo com o presidente do bairro, a proposta sugerida é contemplá-los com o Programa Cheque Moradia.

Na última terça-feira (28), moradores do Bairro Liberdade, em Itaituba (PA), estiveram participando da sessão da Câmara do Poder Legislativo Municipal e cobrando solução para alagamento de residências. De acordo com informações, muitos que residem na localidade já tiveram diversos prejuízos em móveis danificados pelas enchentes.

Ednair Sousa afirma que sua residência fica em um local mais acentuado e, por conta disso, nunca chegou a ser invadida pela água. Contudo, relata que tem presenciado o sofrimento enfrentado pela vizinhança nos dias de chuvas. Segundo ela, uma moradora que reside próximo de sua casa já perdeu diversos objetos, como geladeira e sofás.

 “… Muitas famílias têm sofrido muito. A minha casa já fica mais alta, mas estou aqui lutando junto com esse povo, porque eu vejo a necessidade deles. Tem uma senhora que mora logo atrás da minha casa, é um sofrimento. Perderam geladeira, sofá, tudo… Então, é muito triste […]”, disse.

Moradores participando da sessão. (Foto: Arquivo próprio/Plantão).

Segundo o Presidente do Bairro, Josué Paes, o encontro com os parlamentares trouxe resultado favorável. Josué pontua que a proposta sugerida é incluir as famílias na próxima etapa do “Cheque Moradia”, para que elas sejam beneficiadas com o recurso e, assim, possam levantar mais as suas casas, de modo que evite a invasão da água.

“Nós colocamos uma proposta com a comunidade de tentar resolver, ajudar a comunidade, aquelas pessoas que convivem com área alagada para que eles possam ser contemplados com o Programa Cheque Moradia, para que aquela família consiga levantar sua casa, levantar o baldrame, que acredito que não vai mais ter o problema de alagamento. Então, nós estamos aqui com a comunidade do Bairro Liberdade pedindo esse apoio […]”.

Agora, ele afirma que o passo seguinte é a Secretaria de Assistência Social (SEMDAS) realizar o cadastro dos moradores. Para isso, eles precisam fazer o procedimento junto ao órgão. “… Estamos pedindo ajuda do poder público, do Governo do Estado, que nos ajude. Para que nós não tenhamos esses problemas com perda de imóveis. Vários vereadores se comprometeram em nos ajudar. Vão levar a situação até o prefeito Valmir, para pedir apoio ao Governo do Estado. Já foi uma vitória para nós. Agora, a gente vai só aguardar, Iremos ter uma conversa com a SEMDAS, para ver o cadastramento, para que, no próximo cheque moradia, sejam contemplados […]”, finalizou.

Fonte: Portal Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados