quinta-feira, março 28, 2024

No Dia Mundial da Obesidade, Regional do Sudeste do Pará orienta sobre prevenção

Unidade alerta sobre os riscos da doença, que pode desencadear problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes

Na semana em que se chama a atenção para o Dia Mundial da Obesidade (04), o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, faz o alerta sobre os perigos da doença, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atingirá 700 milhões de pessoas até 2025.

A data visa conscientizar a população sobre os riscos e as consequências da obesidade, como colesterol alto, problemas cardiovasculares – principal causa de morte no mundo – , articulatórios, respiratórios, diabetes, entre outras morbidades.

Segundo Débora Sousa, nutricionista que atua na unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, a obesidade tem como principais fatores de risco os hábitos alimentares, sedentarismo e o estresse.”O excesso de consumo de alimentos ricos em açúcares refinados, gorduras saturadas e trans, sódio e carboidratos simples são os principais responsáveis pelo aumento da obesidade, pois provocam um desequilíbrio energético, que favorece o acúmulo de gordura corporal”, explica a especialista.

A profissional ressalta que o ideal é priorizar, desde a infância, uma alimentação saudável e equilibrada, rica em nutrientes e proteínas saudáveis, como azeite e oleaginosas, além de alimentos ricos em fibras e antioxidantes.”Esses alimentos ajudam a promover a saciedade, controlar o apetite, regular o metabolismo e evitar o acúmulo de gordura, favorecendo o emagrecimento e a manutenção de um peso saudável”, destaca.

O diagnóstico da obesidade pode ser feito por meio do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), que é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade.”Ele é calculado dividindo o peso (em kg) pela sua altura ao quadrado (em metros). Quando o resultado é igual ou superior a 30, a pessoa é considerada obesa. É importante destacar que o IMC é apenas um indicador, e não deve ser utilizado como única forma de diagnóstico da obesidade, devendo sempre buscar ajuda de um especialista”, reforça.

Confira 7 dicas para prevenir a obesidade: – Faça refeições regulares, com intervalos de cerca de três horas entre elas;- Prefira alimentos integrais, frutas, verduras e legumes;- Evite o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras;- Beba água regularmente;- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;- Pratique atividade física regularmente, pelo menos 30 minutos por dia;- Procure orientação de um profissional de saúde para avaliar sua alimentação e indicar as melhores estratégias para prevenir a obesidade.

A unidade atua como referência para média e alta complexidade, e possui perfil de atendimento com foco nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, urologia, neonatal, hemodiálise, gestação de alto risco, hemodinâmica, cirurgia geral. Conta ainda com Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo o único da região a dispor deste tipo de leito voltado exclusivamente para recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Fonte: Ederson Oliveira – Ascom/HRSP

RELACIONADOS

Mais Visualizados