A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quinta-feira (24/10), a Operação Barulho do Xingu, visando combater a extração ilegal de minérios na região conhecida como Volta Grande do Xingu, em Altamira, Pará. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.
A operação tem como objetivo reprimir a atividade ilícita que degrada o meio ambiente local, especialmente às margens do Rio Xingu, onde há indícios de garimpo ilegal de ouro. Os mandados foram executados em áreas de garimpo dentro de áreas de proteção da União.
Os trabalhadores dos locais fugiram ao perceber a aproximação da Polícia Federal. Foram inutilizados 22 motores usados na sucção da água para extração de ouro e uma balsa.
A região é reconhecida por sua biodiversidade e presença de comunidades tradicionais e indígenas que dependem dos recursos naturais para subsistência. O garimpo ilegal polui o rio Xingu, afetando as terras indígenas Trincheira Bacajá, Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu.
O uso indiscriminado de mercúrio contamina os corpos d’água, afetando a fauna e as populações humanas que dependem dos rios para alimentação e necessidades básicas.
A Polícia Federal visa combater esses crimes e mitigar os danos causados pelas atividades ilegais.
Fonte: Plantão 24horas News