sexta-feira, janeiro 23, 2026

Operação fluvial apreende 225 pássaros silvestres no Pará

Aves eram transportadas ilegalmente em ferryboat com destino a Monte Alegre; dois homens foram presos.

A operação de proteção dos rios do Pará segue de forma contínua pelas bases fluviais integradas, oferecendo mais segurança à população. Nesta quinta-feira (13), uma ação da Base Integrada Fluvial “Candiru”, no estreito de Óbidos, resultou na apreensão de 225 pássaros silvestres que estavam sendo transportados ilegalmente em uma embarcação rumo a Monte Alegre, no Baixo Amazonas.

A fiscalização ocorreu no âmbito da operação “Protetor das Fronteiras e Divisas” e foi conduzida pelo Grupamento Fluvial (GFLU) com apoio da Polícia Militar. Durante abordagem ao ferryboat Golfinho do Norte, vindo de Manaus (AM), foram encontradas as aves da espécie canário-da-terra, acondicionadas em gaiolas dentro de sacos plásticos pretos.

Dois homens foram identificados como proprietários e presos em flagrante por crime ambiental. Eles, juntamente com as aves, foram encaminhados à autoridade policial e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para as providências cabíveis.

O diretor do Grupamento Fluvial, coronel José Vilhena, destacou que as bases fluviais têm papel fundamental no combate aos crimes ambientais, permitindo uma atuação mais eficiente na proteção da fauna e flora do estado.

Fonte: Agência Pará

RELACIONADOS

Mais Visualizados