sábado, setembro 7, 2024

Operação Guardiões do Bioma destrói maquinas em Garimpos na região de Novo Progresso 

Composta pela Polícia Federal (PF), Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Operação Guardiões do Bioma visa coibir práticas criminosas na Amazônia legal, em especial queimadas e incêndios.

Desta vez o alvo é garimpos na região da Pistinha entre o Rio Novo e Crepori no município de Itaituba(na região de Novo Progresso). Conforme a informação, dois helicópteros foram usados na operação que acontece dentro da Floresta Amazônica.

A informação chegou até redação do Jornal Folha do Progresso, que nesta segunda-feira, 15 de agosto de 2022, uma ação do ICMBio destruiu maquinários usados para extrair ouro na região do rio marrom, pistinha e rio crepori. A reportagem do Jornal Folha do Progresso esteve até a base instalada em busca de informações em Novo Progresso, mas ninguém comentou sobre a operação, informações só em Brasília, disse um policial.

Para chegar ao garimpo, são necessários horas de viagem pela estrada que passa dentro da Flona Jamanxim , o Garimpo “PISTINHA” está situado Próximo ao Rio Novo. Os fiscais Ambientais chegaram com ajuda de helicópteros.

Conforme informação, os fiscais ambientais atearam fogo e destruíram ao menos 12 escavadeira e um trator de esteira.

As operações do Ibama, agora com apoio de 100 homens da Força Nacional, na região de Novo Progresso, estão intensificadas. Garimpeiros, madeireiros e desmatadores estão na mira do meio ambiente.

A região é o principal foco de desmatamento ilegal na Amazônia.

Máquina sendo destruída durante uma operação (Assista ao vídeo)

 

Fonte: Jornal Folha do Progresso

RELACIONADOS

Mais Visualizados