sábado, setembro 7, 2024

Operação Guardiões do Bioma reprime crimes contra o meio ambiente na região Xingu

A Polícia Federal de Altamira, em ação conjunta com o IBAMA, Ministério Público, Ministério do Trabalho e Força Nacional, realizaram dos dias 09 a 11 de Maio, uma série de ações no âmbito da Operação Guardiões do Bioma.

Estas ações tiveram como objetivo, prevenir e reprimir crimes contra o meio ambiente nos municípios que compõem a circunscrição de Altamira na Região Sudoeste do PA.

Fiscalizações em diversos municípios considerados críticos em números de desmatamento foram desenvolvidas. Como resultado das ações, várias apreensões de bens ilícitos tais como: 2 caminhões, 1 trator, 09,9 m3 de madeira, 900 litros de óleo Diesel, 1 Rádio satelital proibido e 1 arma de fogo do tipo (rifle).

 

Trator apreendido nas fiscalizações/Foto: DPF-ATM/PA

Também foram lavrados Autos de Infração ambiental e Termo de Embargo pelo IBAMA, 16 trabalhadores com direitos trabalhistas sonegados, sendo 1 menor de 18 anos (que terá atenção especial) em atividade proibida foram identificados.

Os prováveis responsáveis pelos crimes constatados foram intimados a comparecer na Delegacia de Polícia Federal em Altamira para serem ouvidos pelas Autoridades Policiais, pelo Procurador do Trabalho e pelos Auditores Fiscais do Trabalho e conforme o caso, as diligências podem resultar em assinaturas de Termos de Ajuste de Conduta, ajuizamento de Ações Civis Públicas e lavratura de Autos de Infração sem prejuízo do que se concluir no Inquérito Policial.

 

Informações da Comunicação Social – DPF-ATM/PA

RELACIONADOS

Mais Visualizados