quinta-feira, novembro 21, 2024

Palestra no Regional do Tapajós aborda prevenção e tratamento aos diferentes tipos de hepatites virais

Pacientes de hemodiálise receberam as instruções sobre hepatites virais.

Sintomas, vacinas e tratamentos das cinco tipos de hepatites, partindo das mais comuns A, B e C, às menos comuns, D e E, foram temas nesta terça-feira (1), de palestra no Hospital Regional do Tapajós (HRT) em Itaituba, oeste do Pará. A ação encerrou a campanha do mês passado, que levanta a bandeira do alerta às doenças. A palestra foi realizada para um público formado por pacientes, acompanhantes de hemodiálise, além de colaboradores do hospital.

O assunto foi abordado pela enfermeira responsável pelo setor de nefrologia, Lucimeire Feitosa. A especialista falou sobre o que é mais importante saber sobre os diferentes tipos de hepatite para se prevenir o contágio por esse vírus. “Nossos pacientes precisam ter consciência das formas como essas hepatites são contraídas para que se previnam e não adoeçam. Aqui temos muito cuidado com os nossos pacientes, fazemos testes mensais, trimestrais e anuais, não só das hepatites, mas também para identificar outras patologias. A palestra é um alerta aos cuidados básicos” disse.

Participação 

Paciente renal crônico, Dudimar Paxiúba, de 67 anos, tem consciência de que é necessário ter todas as orientações para evitar as doenças virais. Em tratamento há mais de um ano, o paciente de hemodiálise, assistiu atentamente à palestra. “Esse tipo de ação é essencial para nós que fazemos o tratamento de uma doença crônica, sempre faço questão de participar de todas as ações para ficar por dentro dos tratamentos, vacinas e cuidados. Em razão dessa debilidade permanente, não podemos vacilar com relação as prevenções”, relatou.  

Ainda como parte da programação, os colaboradores do setor de nefrologia fizeram testes rápidos de hepatites. Thainara Aguiar é a psicóloga do setor que relata que enfermeiros, técnicos de enfermagem, foram o público alvo por lidar diariamente com materiais perfurocortantes.

“Essa ação foi feita com o objetivo de cuidar e priorizar a saúde do colaborador, 95% dos profissionais que fizeram a testagem estão vulneráveis e temos a preocupação de incentivar e estimular o autocuidado e o uso constante do equipamento de proteção individual (EPI)”, ressaltou.

Humanização – Mateus Coutinho, diretor geral do Regional do Tapajós, destacou que as ações de orientação tiveram como objetivo ampliar o conhecimento dos pacientes sobre as hepatites virais. “É com muita satisfação que alcançamos uma marca expressiva de ações na unidade, que garantiram o diferencial no atendimento. Comemoramos o nível de 91% de satisfação do nosso usuário”, afirmou.

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.

A unidade recebe, diariamente, pacientes dos seis municípios que integram a região: Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis, Trairão e Itaituba.

Texto: Ascom HRT

RELACIONADOS

Mais Visualizados