Na busca por assegurar a segurança durante a Caminhada de Fé com Maria, o Superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Jardel Guimarães, anunciou na manhã desta terça-feira (28), implementação da Portaria 050, proibindo estritamente a venda de bebidas alcoólicas no percurso e nas proximidades do evento. Os caminhantes saem de Mojuí dos Campos até a Catedral Metropolitana de Santarém, no oeste do Pará.
A vigência da portaria inicia às 00h do dia do evento, sábado (2), estendendo-se até o encerramento da Caminhada. As autoridades enfatizam a importância da cooperação de todos para garantir um evento seguro e livre de incidentes, reiterando que a medida visa evitar tragédias passadas e manter a integridade dos participantes.
Conforme a portaria, o motivo por trás dessa medida é a prevenção de acidentes e intercorrências que ocorreram em anos anteriores, incluindo o acidente que resultaram em duas mortes no evento do ano passado. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia Administrativa, destaca a importância de garantir a segurança dos participantes e do público.
“A portaria não apenas proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas durante o evento, mas também estabelece medidas rigorosas para quem desrespeitar a ordem. Estabelecimentos e ambulantes que não acatarem a proibição serão notificados e, em caso de desobediência, conduzidos coercivamente à Delegacia de Polícia, enfrentando acusações de desobediência”, destacou o delegado.
A fiscalização abrange não apenas vendedores, mas também indivíduos que estejam transportando bebidas alcoólicas, seja em ônibus ou em carro particulares. Aqueles flagrados desrespeitando a proibição terão suas bebidas apreendidas e serão advertidos. Se estiverem alcoolizados, serão encaminhados à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.
Fonte: G1 Santarém