sábado, abril 12, 2025

PF fecha mesmo garimpo ilegal pela terceira vez em Curionópolis (PA)

Dois outros pontos de extração de ouro também foram desativados; um suspeito foi preso com munições ilegais e R$ 2 milhões foram bloqueados pela Justiça.

A Polícia Federal, em parceria com o Ibama, cumpriu nesta quinta-feira (10) cinco mandados de busca e apreensão durante a terceira fase da Operação Novo Eldorado, no município de Curionópolis, sudeste do Pará. O principal ponto de extração ilegal de ouro já havia sido alvo de ações em abril e julho de 2024, mas voltou a ser reativado, exigindo nova intervenção.

Além da reativação do garimpo já conhecido, outros dois pontos de extração de ouro também foram localizados e desativados na mesma região. No local, foram encontradas quatro pás carregadeiras, que precisaram ser inutilizadas devido à impossibilidade de remoção.

Dois mandados de busca foram cumpridos nas residências de suspeitos de coordenar as atividades ilegais. Em uma das casas, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de munições: foram apreendidas 13 munições calibre 12, oito de calibre 28, uma de calibre 16, duas de calibre 38 e 27 de calibre 25.

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 2 milhões nas contas bancárias dos investigados, como forma de garantir a reparação de danos causados ao meio ambiente.

De acordo com a PF, a terceira fase da operação tornou-se necessária devido à reincidência dos crimes ambientais. A extração ilegal de ouro tem causado contaminação de afluentes de rios e do solo da região. Antes feito com mercúrio, o processo agora utiliza cianeto — substância ainda mais tóxica, embora de rápida degradação.

O combate aos garimpos ilegais em Curionópolis é contínuo e faz parte de um esforço maior da Polícia Federal. A Operação Novo Eldorado é um desdobramento de outras ações, como a Operação Boa Sorte, deflagrada em dezembro de 2023, também voltada à repressão da mineração ilegal de ouro no estado.

Fonte: PFPA

RELACIONADOS

Mais Visualizados