quinta-feira, novembro 21, 2024

PF inutiliza máquinas usadas em desmatamento ilegal

Veículos apreendidos transportavam madeira que pode ser de terra indígena.

A polícia Federal realizou neste sábado,(15/07) a operação DOROTHY STANG, no município de Anapu, oeste do Pará e imediações da Trincheira Bacajá.

A Operação teve como objetivo o combate à extração e o transporte irregular de madeira de origem no desmatamento ilegal na floresta amazônica.

Em uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA, com a participação de quase 20 agentes públicos, os agentes inutilizaram seis caminhões e uma carregadeira, em razão da impossibilidade de retirada dos equipamentos do local.

Os veículos haviam sido flagrados no transporte ilegal de madeira, ocasionando dados irreparáveis ao Meio Ambiente.

Madeira apreendida. Foto: Reprodução/PFPA

A origem da madeira ainda é incerta, mas investigações indicam que podem ter sido extraídas ilegalmente da Terra Indígena Trincheira Bacajá, no sudoeste paraense. Isso torna o crime ainda mais o grave, em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal que determina a expulsão e responsabilização dos invasores que praticam ilegalmente o desmatamento, a extração de madeira em terras indígenas.

Veículos apreendidos. Foto: Reprodução/PFPA

Dois homens foram conduzidos até a delegacia, para serem ouvidos pela autoridade policia, onde assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência.

O nome da operação é em memória da Irmã Dorothy Stang, religiosa americana naturalizada brasileira que se tornou símbolo da luta pela preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Dorothy foi assassinada em Anapu em fevereiro de 2005.

Fonte: Portal Plantão 24horas News com informações da PFPA

RELACIONADOS

Mais Visualizados