A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29), a Operação Desarme no município de Alenquer, no oeste do estado, para combater a violência relacionada a conflitos agrários na comunidade Terra Santa. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Santarém (Deca) com apoio da Delegacia local.
De acordo com a corporação, o inquérito foi instaurado após denúncias do Ministério Público que relatavam ameaças contra famílias, incêndios em barracões, destruição de plantações e até suspeitas de envenenamento de água potável. Também havia informações de que homens armados circulavam pelas divisas de terra para intimidar moradores e expulsá-los da área.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidas espingardas, uma pistola e dezenas de munições de diferentes calibres. Dois homens foram presos em flagrante por posse irregular de armas de fogo e munições.
O delegado Gilvan Almeida, responsável pela Deca de Santarém, ressaltou que o objetivo da operação é reduzir a violência na região. Segundo ele, “as armas estavam na área de conflito e os dois responsáveis foram presos em flagrante. Agora, estão à disposição da Justiça”.
Fonte: G1 Santarém
