A Secretaria Municipal de Saúde, Secretária de Educação em parceria com a Clínica Renascer em Itaituba no Sudoeste do Pará, realizou na manhã desta quinta-feira (02), na Escola Municipal Francisco das Chagas no bairro Piracanã, uma palestra com os alunos do Ensino Fundamental.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa à integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida das crianças.
“É muito importante a iniciativa de levar informação à população. A maioria das pessoas acha que sabe, mas isso pode ser novidade para muitos jovens, falar sobre drogas, o efeito que elas causam e os males psicológicos que trazem. É de grande valia esclarecer para eles. A gente fica surpreso em saber de adolescentes que vivenciam esta trágica experiência dentro de casa e os ensinamentos que este programa traz são valiosos para quem participa”, disse Wallace Farias.
Wallace também destacou a participação do Subtenente Luiz Noia, que tem um projeto de reabilitação para usuários de entorpecentes no município.
“Uma vasta experiência, uma série de trabalhos já desenvolvidos em Itaituba e em outros municípios e hoje tivemos o privilégio de tê-lo como palestrante. Trazer esse vasto conhecimento para o alunato que foi bastante receptivo com o tema abordado nesse nosso encontro. Então é importante que gente traga à tona esse assunto que é a questão do uso de Drogas sim, como forma de prevenção, conhecimento e claro uma forma de ajudar o adolescente a lidar com este mal”.
Já o Subtenente Luiz ressaltou a funcionalidade do projeto de reabilitação Renascer e as ações que pretende levar através deste programa.
“Na verdade o Renascer não é só uma instituição de recuperação, pretendemos levar o social e o mais importante conscientiza-los sobre a prevenção. Então a gente vai até as Escolas, vamos ver aquelas unidades educacionais com maior interesse nas ações de conscientização, pretendemos levar turmas pra dentro da clínica para que haja uma interação entre estes adolescentes e os próprios integrantes do projeto renascer, que vão colocar pra eles em uma roda de conversa os malefícios e problemas que as drogas trouxeram para suas vidas. Será um trabalho muito legal que surtirá bastante efeito”.
O aluno David Guilherme, participou da palestra e para ele a prevenção será sempre o melhor caminho. “Aprender a não ir para o mal caminho e garantir uma vida digna mais pra frente, nunca usar droga e procurar ir pra igreja que ajuda muito também”.
Fonte: Portal Plantão 24horas News