sexta-feira, novembro 22, 2024

Duas escolas Públicas de Itaituba irão receber o Projeto “Cine Leitura”

Objetivo do projeto é aproximar crianças da literatura e do audiovisual. A primeira a receber foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco.

Para fomentar e difundir a literatura e o audiovisual, o projeto “Cine Leitura” será realizado em escolas públicas de Itaituba, no sudoeste do Pará, no dia 27 de novembro, com sessões às 14h30 e 19h30.

O projeto Cine Leitura também fará a doação de estruturas físicas de cinematecas juntamente com acervos de livros e filmes para o público infantil para instituições sem fins lucrativos e espaços culturais públicos.

A estrutura da cinemateca conta com projetor e home theater, 80 exemplares de livros de literatura infantil, com 50 títulos diferentes, 10 exemplares de livros de literatura infantil impressos em braile e 40 DVDs de títulos diferentes de filmes infantis.
Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, no Sudeste apenas 42% da população é leitora. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que o cenário da leitura no Brasil prospere.

Foto: Weslen Reis/Plantão

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cine Leitura” tem a produção da Sancell, com patrocínio do Hidrovias, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Na Cabotagem, é realizado o transporte de minérios, principalmente bauxita, também originados no Pará e destinados para exportação. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras.

A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano.

Cine Leitura. Foto: Reprodução

A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Mais informações: www.hbsa.com.br

Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
“Cine Leitura” em Itaituba (PA) :
27/11 – 14h30
Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco
Rua Aramanahi Couto, 952 – Bela Vista – Itaituba, PA

27/11 – 19h30
Escola Carlos Sarmento
1ª Travessa, DNER – Miritituba – Itaituba, PA

Fonte: Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados