O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – Campus Itaituba) está executando o projeto de extensão denominado “Gincando pela Educação”. As atividades de capoeira são coordenadas pelo Prof. Dr. Schneyder Jati e ocorrem durante três (03) encontros semanais – terças e quintas-feiras (das 19h às 20h30); sábado (16h às 18h).
Por ser de extensão, o projeto envolve o IFPA e a comunidade local. De acordo com Jati, a maioria dos participantes são crianças do Bairro Maria Madalena, onde a instituição está sediada. A justificativa para o desenvolvimento e execução do projeto é os mais diversos benefícios que a capoeira pode trazer ao participante, como: melhora no desempenho físico, cognitivo e de memória, além da correção da postura corporal.
“O objetivo do projeto estreitar os laços entre pesquisa, ensino e extensão, possibilitando que alunos e comunidade de modo em geral possam ter conhecimentos básicos da prática da capoeira e de manifestações relacionadas a ela […]”, Schneyder Jati.
“As crianças contempladas são, na maioria, do Bairro Maria Madalena. Foi proposto o projeto para trazer as crianças para o IFPA, demostrando que, se quiserem, podem estudar e até trabalhar lá. Muitas pensavam que o IF era particular e inacessível. A ideia principal é aproximá-los mais”, complementou.
Fonte: Portal Plantão 24horas News