sábado, setembro 7, 2024

Proteja seu dinheiro! Saiba como evitar o golpe do FGTS

trabalhador com direito de sacar até R$ 1 mil do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) encontra facilidades na hora de ter acesso aos valores, com a possibilidade de movimentar o dinheiro de forma online, por meio do aplicativo Caixa Tem. Porém, se não tiver cuidado redobrado, pode ser alvo de golpistas.

Nos últimos anos, diversas pessoas foram vítimas de criminosos, que conseguiram ter acesso e usar dados de quem ainda não realizou o saque. Quando a vítima vai acessar a conta, percebe que o saldo está zerado

Com isso, especialistas em segurança digital e a própria Caixa Econômica Federal, que é responsável por liberar o saque, alertam sobre o que fazer para não ser vítima de golpe.

Há duas frentes de atuação dos fraudadores: com dados já disponíveis após o mega vazamento ocorrido há mais e um ano, que expôs informações sobre 223 milhões de brasileiros, ou por meio da coleta de dados ao enviar links falsos aos trabalhadores.

Os links falsos chegam por meio de WhatsApp, SMS, emails e, até mesmo, nas redes sociais. Contra esse tipo de ação a Caixa faz um alerta. Segundo o banco, a instituição financeira não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais.

O próprio banco emprega medidas segurança, como a validação de dados; autenticação por senha; validação de documentos; e segundo fator de autenticação. Mas os clientes também podem adotar medidas para dificultar as ações de criminosos.

Vejas as principais dicas para evitar cair em golpes, segundo a Caixa:

■ Utilize somente os canais oficiais do banco para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha.

■ A Caixa não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links e não pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

■ Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Assim, recomenda-se que senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores.

■ Os clientes não devem aceitar ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso necessitem de atendimento, devem sempre procurar um empregado da CAIXA devidamente identificado.

■ Caso o cartão fique preso na máquina do autoatendimento, informe um funcionário da agência.

■ Nos horários em que a agência esteja fechada, caso o cartão fique preso ou presencie situações suspeitas no autoatendimento, entre em contato com a central de atendimento Caixa nos números 0800-726 0505 ou 3004-1105 e solicite um bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão.

O banco reforça ainda que os trabalhadores têm à disposição para serem atendidos o app FGTS, o telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e o 0800-104-0104 (demais regiões), além das agências da Caixa.

Por fim, a instituição esclarece que, em caso de movimentação não autorizada pelo cliente, pedidos de contestações devem ser realizados em qualquer agência da Caixa, portando CPF e documento de identificação.

Com informações Caixa Econômica Federal
RELACIONADOS

Mais Visualizados