O Hospital Regional do Tapajós (HRT), Teófilo Olegário Furtado, localizado em Itaituba, no oeste paraense, vem investindo na capacitação integral dos seus colaboradores dos setores administrativo e assistencial, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). E nesta semana, os profissionais que atuam na assistência foram contemplados como um novo ciclo de capacitação voltado ao aprimoramento das técnicas de curativos dos pacientes.
A ação de educação em saúde foi realizada em parceria com a Comissão de Pele, e contou com a exposição de material utilizado para o tratamento de feridas, molduras de biscuit simulando as principais lesões que podem ocorrer, além dos tipos de cobertura disponíveis na unidade para os curativos.
A iniciativa visa aprimorar as habilidades dos colaboradores para realizar curativos de maneira eficiente, como proporcionar maior conforto aos usuários. Além disso, o curso ofereceu a oportunidade para que os profissionais da saúde possam trocar conhecimentos e fortalecer suas habilidades.
Iniciativa – A capacitação deve ocorrer até o final do mês. “Estamos empenhados em oferecer o melhor atendimento aos nossos usuários, e esse treinamento sobre noções básicas de curativo é uma forma de garantir que todas as equipes estejam qualificadas para realizar curativos de maneira eficiente e segura, visando sempre a qualidade do atendimento prestado”, disse a enfermeira Bruna Santana, coordenadora do NEP.
A ação contou com apoio do Time de Pele, composto pelas enfermeiras Wanessa Laís e Andressa Cardoso, que também representam a Comissão de Pele, que visa promover a educação continuada dos profissionais que atuam na prevenção e tratamento de lesões de pele.
Metas de segurança- O Time de Pele é um aliado na busca da consolidação da cultura de Segurança aos usuários do HRT, já que o seu objetivo principal, é analisar os eventos adversos relacionados à 6ª meta de segurança do paciente: “prevenção de lesão por pressão”. A finalidade ainda é trabalhar no cumprimento do plano de ação para a redução das ocorrências, na prevenção das lesões de pele e no planejamento de treinamentos para o time específico ao tratamento das feridas, bem como das equipes assistenciais.
O NEP tem como princípio proporcionar aos colaboradores do HRT uma formação contínua e permanente para garantir a excelência nos serviços prestados.
Infraestrutura – Atualmente, o HRT conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI Adulto, 10 UTI Pediátrica, 10 UTI Neonatal, oito ginecológicos e obstétricos e cinco leitos UCI Canguru. Além disso, disponibiliza outros 16 leitos de pronto atendimento, sendo seis adultos, seis pediátricos e quatro de estabilização (Sala-Vermelha); totalizando 169 leitos operacionais.
Serviço: O Hospital Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS). Atende casos de média e alta complexidade, ofertando serviços 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Ascom HRT