A conscientização é uma das principais estratégias para prevenção de doenças e promoção da saúde. Nos hospitais, essa prática é ainda mais importante, já que muitos pacientes estão vulneráveis e precisam de orientações para manter sua saúde em dia.
Maria Ivanilce tem 58 anos e veio de Santarém para acompanhar seu pai, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, sudoeste paraense. Em uma das visitas, Maria participou de uma sessão de musicoterapia, projeto que está sendo realizado desde o inicio do ano nos setores de nefrologia e nas UTIs do regional.
“Esse momento de louvor é muito importante, vim de Santarém e por não ter ninguém em Itaituba, me sinto muito acolhida nessa ação. Após as visitas, saio da unidade com um sentimento de gratidão pelo que fazem por meu pai e percebo que esse tratamento contribui e muito para melhora dele”, relatou.
Uma forma eficiente de promover a conscientização em hospitais é através de campanhas. Essas ações podem abordar diversos temas, desde a importância da higiene pessoal até informações sobre doenças específicas.
De janeiro a julho de 2023, foram realizadas oito campanhas de conscientização. Entre elas destaca-se a campanha de doação de sangue sendo a primeira da unidade. Foram registradas 18 datas comemorativas, ações e projetos, fechando o primeiro semestre com saldo positivo, o que garante a qualidade no atendimento do hospital.
O diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho, comemorou os bons resultados e encarou com otimismo o planejamento de novas ações já previstas para o segundo semestre de 2023.
“Para que uma campanha seja bem-sucedida, é importante que ela seja planejada com antecedência, definindo objetivos claros e estratégias para alcançá-los. Para nós é fundamental envolver todos os colaboradores do hospital. Avaliamos sempre os resultados das campanhas, verificando se os objetivos foram alcançados e quais melhorias podem ser feitas em futuras ações. As campanhas de conscientização contribuem significativamente para a promoção da saúde”, ressaltou.
A unidade oferta assistência em média e alta complexidade e atende municípios como Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis, Trairão e Itaituba. Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.
Texto: Ascom HRT