sábado, janeiro 24, 2026

Santarém recebe equipamento de ponta para diagnóstico de HIV e hepatites virais

Com tecnologia de biologia molecular, CTA/SAE se consolida como referência no Pará e acelera diagnósticos com mais precisão e agilidade.

Desde o dia 1º de julho, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Santarém, no oeste do Pará, passou a operar com um dos sistemas mais modernos do país para o diagnóstico de HIV e hepatites virais. Trata-se do Cobas X 4800, equipamento de biologia molecular entregue pelo Ministério da Saúde, com capacidade para processar de 24 a 96 amostras em apenas quatro horas.

A nova tecnologia representa um salto na qualidade e velocidade dos exames. Segundo a coordenadora do CTA/SAE, Ana Lúcia Ferreira, a inovação já apresenta resultados expressivos.

“A quantidade de análises que antes realizávamos ao longo de um mês, agora conseguimos concluir em uma semana. Isso representa maior agilidade no diagnóstico e no início do tratamento, o que é fundamental para a saúde dos pacientes”, afirmou.

A máquina foi cedida pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, a pedido do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), como parte do reconhecimento do papel estratégico de Santarém, que atende pacientes de 22 municípios do Oeste do Pará e Baixo Amazonas. Entre 1998 e 2024, o CTA/SAE já atendeu 3.877 pacientes.

Para garantir o pleno funcionamento do novo sistema, os profissionais da unidade passaram por treinamento com uma médica infectologista enviada pela empresa fabricante. A estrutura do sistema inclui dois computadores, uma unidade de extração e análise de material genético e o Cobas Z 480, responsável pelo processamento dos dados e identificação da carga viral — alta, baixa ou indetectável.

O responsável técnico do laboratório, Maurício Figueira Campos, destacou os ganhos da substituição do antigo sistema:

“Com o Cobas X 4800, ganhamos em precisão, agilidade e capacidade de entrega de resultados eficazes. Isso é essencial para que o paciente realize a testagem, passe por consulta médica e, se necessário, inicie o tratamento de forma rápida”, pontuou.

Além da alta capacidade de análise, o novo sistema também permite integração com o banco de dados do Ministério da Saúde, facilitando o acesso de profissionais às informações clínicas e otimizando o acompanhamento dos pacientes.

Para a secretária municipal de Saúde adjunta, Irlaine Maria Figueira, a chegada do equipamento representa um avanço expressivo:

“A implantação do Cobas X 4800 reforça o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços prestados e com o fortalecimento da rede especializada. Santarém segue como referência nacional e apta a receber novos investimentos em tecnologias de ponta”, destacou.

Com o novo sistema, o CTA/SAE de Santarém reforça sua posição como polo regional de excelência no enfrentamento do HIV e das hepatites virais, contribuindo de forma estratégica para a saúde pública no Pará e no Brasil.

Fonte: g1 Santarém 

RELACIONADOS

Mais Visualizados